Em tempos de crises, as receitas são importantes, mas as buscas por resultados são fundamentais!

“As receitas recebidas não foram suficientes! Os recebimentos previstos não foram realizados! O dinheiro em caixa não é suficiente para pagar o 13º Salário! Estou cansado! Ainda não  recebemos o recurso!  Não temos apoio! Estamos com déficit financeiro! Passaremos a ser devedores! Estamos quebrados! Sofreremos um grande impacto! Estouramos o orçamento!”

Infelizmente estes são comentários que invariavelmente verificamos e ouvimos todos os dias de gestores de estabelecimentos de saúde das mais variadas categorias. Nós acreditamos em todas eles, e realmente observamos as dificuldades que vêm sendo enfrentadas. Também acreditamos que uma série de medidas foram tomadas responsavelmente por todos os gestores, com o objetivo de manter os colaboradores empregados e a qualidade do atendimento a todos os pacientes. Por isto parabenizamos à todos!!!

Porém analisando os comentários e ouvindo alguns profissionais, parece que a focalização principal quando se trata de recursos financeiros têm sido as necessidades de mais Receitas Operacionais, e poucas são as instituições que demonstram motivação para a realização e preparação de um plano de ação que tenha por objetivo o aumento dos Resultados Operacionais.

Quando abordamos o assunto “Resultado Operacional”, sem previsão de aumento de Receitas Operacionais a curto e médio prazos, logo aparecem colocações do tipo: “já reduzi tudo que era possível nesta instituição”, “Já diminuímos todos os gastos”, “já diminuímos o consumo de papeis e descartáveis nos setores administrativos”, entre tantas outras ações.  Estas atitudes também são relevantes e louváveis, mas o sucesso da ampliação do Resultado Operacional é decorrente de um Plano de Ação bem estruturado que considera inclusive novos negócios, ou seja, envolve  ações estratégias mais complexas que além de favorecerem a qualidade dos serviços prestados, promovem economias consideráveis, capazes de conceder um maior prazo para o alcance das almejadas Receitas Operacionais, além de promover melhores condições para a manutenção da sustentabilidade institucional em curto prazo. A DFX Gestão em Saúde, pode assessorar sua instituição no quanto necessário para realização e execução de um plano de ação desta natureza. Será um prazer atende-lo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *